Quem está muito curioso para saber como será o primeiro sistema operacional portátil da Mozilla Foundation já pode conseguir uma pequena amostra de que como será o futuro. Foi publicado um simulador para o Mozilla Firefox que permite uma boa parte da experiência que será oferecida para os celulares e tablets.
Anteriormente conhecido como Boot 2 Gecko, o Firefox OS é bastante similar aos principais sistemas operacionais portáteis da atualidade. E o melhor de tudo é que com o Firefox OS Simulator você não precisa correr riscos de “brickar” um smartphone com ações complicadas, pois ele roda diretamente no navegador da Mozilla.

Como instalar o Firefox OS Simulator


São necessários apenas alguns comandos para que o Firefox OS Simulator comece a ser utilizado. Clicando sobre o botão de download disponibilizado aqui no Baixaki, você baixará um arquivo XPI — que é uma extensão do Firefox. Caso esteja usando o Mozilla Firefox, uma janela pedindo a autorização do complemento será aberta automaticamente.Desbloqueio de telas
Se estiver utilizando outros navegadores, basta arrastar o arquivo baixado até o Firefox logo em seguida. Com isso feito, é só autorizar a instalação da ferramenta adicional ao navegador e então aguardar alguns segundos enquanto o processo é concluído. Caso o app não seja aberto automaticamente, copie o seguinte endereço em eu navegador: resource://r2d2b2g-at-mozilla-dot-org/r2d2b2g/data/content/index.html.

Simulando um sistema portátil


Assim que a janela do Firefox OS Simulator for aberta, você poderá localizar um botão com a palavra “Stopped”. Clicando sobre ele, você verá que ele é mudado para “Running”, o que fará uma janela separada ser aberta em alguns segundos. Ela representa o sistema operacional portátil e por ali que você terá toda a experiência do software.
O sistema tenta imitar um smartphone em vários detalhes. Após alguns segundos de ociosidade, por exemplo, você verá que a tela do aplicativo será apagada. É necessário clicar sobre o botão “Home” (representado por uma casinha) para que ela volte a ser ativada. E quando isso acontecer, basta usar o mouse para realizar a simulação dos toques na tela.Vários apps presentes
Os apps presentes no simulador funcionam desta mesma forma. Uma vantagem em relação aos sistemas reais é que você pode utilizar o teclado do computador para digitar os textos e endereços que serão colocados no navegador. Há ainda opções da adição de apps de terceiros, mas para isso é preciso de conhecimentos mais avançados em programação — lembrando que o simulador foi feito para desenvolvedores.


Link quebrado? Avise: willianzanoll@hotmail.com !